Formação Profissional na RIPAR

14-12-2010 15:30

No passado dia 14 de Dezembro, pelas 15h30m, realizou-se na RIPAR – Associação de Revitalização Integrada de Património em Ambiente Rural, sita em Padreiro (Salvador), concelho de Arcos de Valdevez, uma actividade pública no âmbito do Curso de Formação para a Inclusão. O Presidente da Direcção, Dr. Eduardo Machado Cruz, fez a abertura da iniciativa fazendo uma breve apresentação aos presentes sobre a entidade, sua missão e estratégia, assim como, da formação profissional que executa.

Neste caso, o Curso “Tecelão/Tecedeira”, constituído por 14 formandos, oriundos dos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, maioritariamente desempregados de longa e muito longa duração, beneficiários do R.S.I. e pessoas em risco de exclusão social, com 800 horas/formando, iniciou a 23 de Junho de 2010 e terminará a 03 de Fevereiro de 2011.

De seguida, os formandos fizeram a apresentação pública das competências adquiridas até ao momento, que consistiu no seguinte:

ü Representação de todo o processo produtivo do linho através da peça de teatro “O Linho”;

ü Interpretação de uma música alusiva ao linho, onde a letra foi adaptada pelos formandos;

ü Apresentação dos trabalhos realizados no âmbito da formação social e pessoal do curso;

ü Demonstração das competências e técnicas adquiridas ao longo da formação tecnológica do percurso, nomeadamente, a realização de trabalho ao vivo nos teares.

 

A actividade contou com a presença de alguns convidados, destacando a da Dr.ª Lucília Oliveira – Directora do Centro de Emprego de Arcos de Valdevez. No final da apresentação, esta não deixou de trocar algumas impressões sobre o que viu. Elogiou o trabalho dos formandos e da equipa pedagógica pois considerou que os formandos conseguiram demonstrar plenamente o enorme leque de competências e de aptidões técnicas adquiridas no processo formativo. Para além destas palavras, deixou também uma mensagem de coragem e incentivo para a inserção no mercado de trabalho.

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.